Adoração ao Santissimo Sacaramento, 24 horas por dia

Oração da Santa Comunhão

Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura do corpo e da alma. Amém!

Chagada do Papa Francisco a Cracóvia Para a JMJ

Destaque

Solenidade de São José

AOS 19 DE MARÇO COMEMORAMOS a Festa de São José, O Castíssimo Esposo de Nossa Senhora e o pai "adotivo" de Nosso Senhor e Salvado...

27/03/2010

mudança de vida dos homossexuais

É verdade que a Bíblia, a Tradição e o Magistério da Igreja mostram claramente que o homossexualismo é errado. Mas Deus, o Deus da Bíblia, tem consideração para com as fraquezas da humanidade. Ele é Deus de amor. Por isso não rejeita a ninguém como totalmente irredimível — enquanto esta pessoa se esforçar diligentemente a se harmonizar com a Sua vontade.
As Escrituras mostram que o homossexual, para obter a aprovação de Deus, precisa mudar. Mas a Bíblia revela também que tal mudança é possível. O apóstolo Paulo menciona alguns que haviam sido homossexuais e depois diz, em ICoríntios 6,11: “alguns de vocês já foram assim, mas fostes lavados, foram consagrados, foram justificados em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (ICor. 6,9-11 – Moffatt). Eles mudaram!
No entanto, muitos homossexuais argumentam que não podem mudar. De fato, dizem assim que a Bíblia está errada. Alguns afirmam: “Não posso fazer nada; nasci homossexual.” Ou podem dizer que o homossexualismo é o resultado do modo em que foram criados. Sem dúvida, há muitos fatores sociais e emocionais envolvidos em alguém passar de relações heterossexuais para homossexuais, e a causa básica do homossexualismo talvez nem seja conhecida. Mas, ninguém deve argumentar de modo fatalista que ‘não pode fazer nada’. Por que não?
Porque o peso da informação disponível concorda com a Bíblia: Os homossexuais PODEM mudar. Nada senão a própria pessoa obriga alguém a permanecer homossexual. Parece-lhe esta declaração forte demais? Ora, veja a evidência.
Visto que alguém escolhe ser homossexual, o que foi afetado é seu modo de pensar, instando com ele para que tenha tal preferência sexual. É razoável, pois, que a Bíblia concorde que este seja a base o problema. Paulo escreveu a respeito dos homossexuais, que “É por isso que Deus os entregou a paixões degradantes, a práticas que eram indevidas”. (Rom. 1,26-28 – Williams) Tais pessoas passaram a raciocinar de modo errado no coração, criando desejos pervertidos. — Mat. 5:18-20.
O que a Bíblia diz neste respeito concorda com os fatos revelados pelos homossexuais. Um norte-americano expressou assim o processo pelo qual seu raciocínio ficou convencido do ponto de vista homossexual: “O homossexualismo é produto de condicionamento muito complexo, durante um grande período de tempo… [Os homossexuais] passam deliberadamente por uma lavagem cerebral: ‘Sou “alegre” e me orgulho disso. Sou belo. ’ Esta é uma terapia ao revés.”
Este modo de pensar é o âmago do problema homossexual. Pode-se parar de ser homossexual apenas quando não se pensa mais como homossexual e não se tem mais os desejos dele. A Bíblia mostra, em ICoríntios 6,11, que tal mudança no modo de pensar é possível. Então, por que se dá que não são mais os que mudam?
Tais ajustes, admitidamente, não são fáceis. Por que não? Porque não é só o modo de pensar da pessoa que se desenvolveu de certo modo, mas o seu corpo passou a anelar algo anormal. Ao passo que o modo de raciocinar da pessoa se ajusta novamente ao que é inteiramente natural, o mesmo se precisa dar com todo o seu modo de vida. Aos poucos, os modos antigos precisam ser substituídos por novos.
As atrações homossexuais eróticas podem surgir por vários motivos que podem ser compreendidas, tanto psicologicamente e emocionalmente. Às vezes, elas são temporários – especialmente para os adolescentes -, mas para algumas pessoas, os sentimentos homossexuais são profundamente enraizados e difíceis de superar. A Igreja diz que não é um pecado ter tais atrações (especialmente se o elemento erótico não é deliberadamente cultivado), mas é uma desordem de objetivo, um problema.
A atração pelo mesmo sexo erótico não leva a um fortalecimento da união entre um homem e uma mulher, nem para a procriação de uma criança, por isso eles são considerados objetivamente desordenados, mas não pecaminosos em si mesmos.
Muitos aceitam o desafio de mudar. Com o tempo, dão os passos que a Bíblia recomenda como corretos para os que não têm autodomínio sexual, a saber, o sagrado Matrimônio entre homem e mulher. (ICor. 7,1.2.9) No entanto, nenhum homossexual deve pensar que o casamento, em si mesmo, soluciona o problema. Há muitos dos que em alguns lugares são chamados de “bissexuais”, os quais, embora casados, também mantêm relações secretas com pessoas do mesmo sexo. Tal “bissexual” ainda é homossexual e precisa mudar.
De modo similar, às vezes, homens casados ou solteiros dizem aos conselheiros que não são mais homossexuais desde que abandonaram o próprio contato físico com outros. Mas, deviam examinar-se de modo honesto e justo. A Nova Enciclopédia Britânica define o homossexual como “uma pessoa, que, na sua fantasia ou na realidade, habitualmente prefere relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo”. Assim, o homem que regularmente abriga desejos quanto a outros homens ainda é pederasta no coração. (Veja Mateus 5,27.28.) É o que ele realmente quer. Ainda precisa esforçar-se para elevar seu modo de pensar. — Fil. 4,8.9.
Mas, conforme se notou na experiência já citada, ninguém deve pensar que pode fazer na própria força uma mudança completa para o modo de vida cristão. Precisa recorrer a Deus em busca de ajuda. Ele proveu a Igreja Católica para ajudar aquele que realmente deseja levar uma vida moralmente reta. Ela ensina a qualquer pessoa sincera, sem custo, o que a Bíblia diz e provêem ajuda pessoal, necessitada pelos que precisam fazer ajustes.
Deus deu também seu Espírito Santo aos que querem limpar sua vida. Mesmo que a pessoa ocasionalmente tenha uma recaída temporária na sua luta de vencer uma prática habitualmente arraigada, tal como o homossexualismo, temos a garantia de Deus, de que Seu Espírito o sustentará, se honestamente procurar fazer o que é direito, além de recorrer habitualmente ao Sacramento da Reconciliação. Igual ao pecador Davi, que era rei de Israel, tal pessoa pode orar, confiante em que Deus o ouve: “Regas-me com hissopo, e serei purificado: lava-me, e eu vou ser mais branco que a neve. Desvia o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades. Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova um espírito correto no meu íntimo.. Não me lances fora da tua presença, e não remova o teu Santo Espírito de mim.” — Sal. 51,7.9-11.(LXX)
Em alguns casos, devido à natureza do passado da pessoa, é concebível que os efeitos emocionais, físicos e sociais, totais, do homossexualismo, não sejam apagados por muitos anos, talvez mesmo nunca neste mundo. Mas, nunca se deve desistir da luta. Se o progresso às vezes parecer vagaroso, persista e confie no Espírito Santo; com o tempo, isto produzirá bons resultados.
Portanto, a verdadeira questão diante dos que se confrontam com o problema do homossexualismo não é: ‘É Razoável o Conceito Bíblico?’ O conceito bíblico é deveras muito razoável. Antes, a pergunta latente diante deles é: Desejo mesmo mudar e aceito o desafio de fazer isso?

Nenhum comentário: