WEB TV CATÓLICA REDE SÉCULO 21

ORAÇÃO DA SANTA COMUNHÃO

Creio, Senhor e confesso, que em verdade Tu És Cristo, Filho de Deus vivo e que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Creio ainda que este é o Teu Puríssimo Corpo e que este é o Teu próprio precioso Sangue. Suplico-Te, pois, tem misericórdia de mim e perdoa-me as minhas faltas voluntárias e involuntárias, que cometi por palavras ou ações, com conhecimento ou por ignorância, e concede-me sem condenação receber Teus puríssimos Mistérios para remissão dos pecados e para a vida eterna. Da Tua Ceia Mística, aceita-me hoje como participante, ó Filho de Deus; pois não revelarei o Teu Mistério aos Teus inimigos, nem Te darei o beijo como Judas, mas como o ladrão me confesso: lembra-Te de mim, Senhor, no Teu Reino, Que não seja para meu juízo ou condenação, a recepção de Teus Santos Mistérios, Senhor, mas para a cura do corpo e da alma. Amém!

03/05/2010

Carta aos Leigos e Leigas da Arquidiocese de SP

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo



São Paulo, 16.04. 2010

Estimados Leigos e Leigas
da Arquidiocese de São Paulo
Vivemos o tempo pascal e, por isso, saúdo a todos com as palavras de Jesus ressuscitado aos seus apóstolos: A paz esteja com vocês!
Nossa Arquidiocese realiza o 1º. Congresso de Leigos, com o tema – “cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”, e com o lema – “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”. Tema e lema estão plenamente sintonizados com as orientações da Conferência de Aparecida e com o 10º. Plano de Pastoral de nossa Arquidiocese. Como Igreja Católica, queremos renovar-nos na missão, para que o povo desta metrópole possa perceber de maneira mais clara que “Deus habita esta cidade e tem amor pelo seu povo”; e que isso possa aparecer através da atuação de nossa Igreja, de suas instituições e organizações e através de cada um de seus membros.
Neste período, conforme previsto no Manual do Congresso, leigos e leigas estão sendo convidados a participar das reflexões em grupo sobre o que significa ser cristãos leigos e sobre a sua participação na vida e na missão da Igreja. É muito importante que todos tomem consciência renovada do dom e da graça de serem cristãos e membros da Igreja Católica. Somos discípulos de Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto na cruz por nosso amor, mas ressuscitado e vivo, presente no meio de nós! Somos discípulos porque aderimos a Ele, que foi testemunhado pelos apóstolos, mártires e santos, pelos missionários e o povo fiel ao longo da história, até nossos dias. Somos membros do Corpo de Cristo, a Igreja, que peregrina na história; somos todos chamados a participar da vida eterna e da glória de Cristo ressuscitado. Faço votos que o Congresso de Leigos ajude a redescobrir a grandeza, a beleza e a alegria de sermos discípulos de Jesus cristo e membros de sua Igreja. As dificuldades de todos os dias não deverão, de forma alguma, ser motivo para perder essa alegria, nem a serenidade da nossa fé.
Desejo, pois, encorajar mais uma vez os leigos e leigas a participarem das iniciativas do Congresso lá nas bases da vida eclesial; a formarem grupos nas paróquias e comunidades, muitos grupos nas pastorais, movimentos, novas comunidades e todas as organizações da Igreja; a tomarem em mãos o Manual do Congresso, para realizar os passos ali sugeridos. Esta primeira fase do Congresso, no nível de base, não é destinada só a alguns representantes, mas a todo o povo. Por isso é desejável que muitos grupos se organizem, como prevê o Manual do Congresso.
Mas o tema do Congresso, além de convidar a uma redescoberta da vocação e da condição dos leigos na Igreja, também tem uma segunda dimensão: todos os membros da Igreja enquanto discípulos de Jesus Cristo, também são chamados a ser seus missionários. A Igreja quer e precisa renovar-se hoje no mundo inteiro como missionária de Jesus Cristo, como enviada ao meio do mundo para proclamar e testemunhar o Evangelho da vida e da esperança: de mil modos diversos, os leigos também podem e devem fazê-lo, na sua condição própria. Alguns são chamados a colaborar mais propriamente nas atividades e organizações da vida interna da Igreja. Mas o grande campo da missão dos leigos é o vasto mundo secular, que inclui a família, a educação, o trabalho, as profissões, o serviço à justiça e à política, as responsabilidades sociais e os encargos públicos para a promoção do bem comum.
Enquanto a Arquidiocese de São Paulo conta com cerca de 700 padres e cerca de 2000 religiosos, conta com mais de 4 milhões de leigos e leigas, discípulos e missionários de Jesus Cristo inseridos em toda a trama das organizações sociais e da vida da cidade! Todos os leigos também são missionários do Evangelho na cidade de São Paulo! Quanto não podem contribuir para que a luz de Cristo brilhe na cidade e para inserir o sal e o fermento do Evangelho na vida da cidade; a Igreja conta com a participação ativa de todos os seus filhos nesta grande missão, para que nossa cidade seja melhor, mais digna de Deus e de todos os seus filhos e filhas, que nela vivem!
O Congresso de Leigos tem ,portanto, o grande propósito de despertar no laicato um novo ardor missionário, que se expresse de muitíssimas maneiras, através de organizações do laicato, muitas organizações, que possam agregar os leigos em torno de projetos comuns, de uma mística e espiritualidade com carismas próprios da vida laical. A Igreja de São Paulo confia nas imensas possibilidades que o laicato generoso e organizado possui para participar na missão que os discípulos e missionários de Jesus Cristo têm nesta cidade imensa!
Que o ardoroso apóstolo São Paulo, nosso Patrono, seja exemplo e estímulo para todos! Que os santos de nossa Igreja paulistana, Pe. Anchieta, Madre Paulina, Frei Galvão e Padre Mariano nos ajudem com sua intercessão; que possamos ser hoje dignos herdeiros do testemunho que aqui deixaram, e ardorosos continuadores da missão que aqui desempenharam.
Que a paz , a alegria, a bênção e o Espírito do Senhor Ressuscitado estejam com todos vocês!
Card. D. Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Chegada do Papa Francisco a Cracóvia para a JMJ

PREVISÃO DE TEMPO